A modalidade mais moderna de Fototerapia é a que utiliza ultravioleta B de banda estreita ou UVB narrow-band (UVB NB). As vantagens são: pode ser feito em crianças e gestantes e a ausência de efeitos sistêmicos por dispensar uso de medicamento oral.
PUVA é uma modalidade de fototerapia que utiliza medicamentos fotossensibilizantes (Psoralenos) com a finalidade de potencializar a radiação ultravioleta A (UVA). O medicamento pode ser utilizado por via tópica ou oral. Esses medicamentos deixam a pele mais sensível a radiação e podem causar queimaduras se usados de forma inadequada. Os principais efeitos colaterais do uso oral sao: alterações hepáticas, gástricas e oculares. Devem ser sempre feitos sob supervisão médica.
A fototerapia pode ser realizada em cabines de fototerapia, com aparelhos portáteis em casa ou utilizando a própria luz do sol. Aparelhos portáteis facilitam o tratamento pois podem ser usados em casa e apenas nos locais onde há manchas.
O laser de UVB, cujo nome comercial é X-Trac, pode ser realizado em clínicas e é aplicado apenas nas manchas. Não apresenta taxa de repigmentação superior a outras modalidades de fototerapia e a taxa de recidiva é semelhante as demais terapias.